A Lenda do Bem Casado

O bem-casado foi originado na Europa entre o século XVII e XX, e que com o passar do tempo sofreu muitas variações. Hoje é um dos doces mais conhecidos, principalmente nos Casamentos, sendo um “item” fundamental e esperado na maioria das festas e comemorações.

Confeccionado artesanalmente, sua textura é suave e macia, seu recheio tradicional é o doce de leite, porém com o passar dos anos, ganhou várias formas e recheios conforme foi se espalhando pelo mundo. E sua embalagem, dependendo do evento, chama atenção pela beleza e originalidade.

Eles têm papel importante na decoração. São encontrados nas mais variadas embalagens, desde as mais tradicionais e delicadas, embalados em papel crepom com fitas de cetim ou somente embalados no celofane:

Às elaboradas e personalizadas, tais como embalagens em tecido, caixas em MDF ou vidro, que podem ser utilizadas como lembranças.

Reza a lenda que o doce representa duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para que se tenha muita sorte e felicidade, ele deverá ser distribuído para todos os convidados, onde diz a lenda, que se antes de dar a primeira mordida fizer um pedido poderá compartilhar das bençãos que contemplam essa união.

 

A Popularidade:

Como a Felicidade está presente em vários momentos de nossa vida, então os brasileiros criaram os:

 

- Bem-unidos: Bodas de Prata e Ouro

“Para compartilhar a união feliz e o amor eterno.”

- Bem-nascidos – Maternidade e Batizado

“Dar boas vindas ao bebê, desejando-lhe vida feliz e saudável”

- Bem-formados – Formatura

“Desejar sucesso e prosperidade na carreira”

- Bem-vividos – Aniversários

“As bênçãos por mais um ano vivido”

- Bem-jovens – Debutantes

“Para compartilhar a juventude eterna.”

- Bem-sucedidos – Eventos

“Prosperidade e Fortuna”

 

- Bem Casados também para:

- Chá de Panela

- Chá de Bebê / Fralda

- Primeira Comunhão

- Chá de Lingerie

 

Muito se fala sobre a quantidade a ser oferecida aos convidados, no entanto essa não é uma regra. Temos que ter o cuidado de pedir a quantidade para que possamos servir a todos os convidados, recomenda-se de 1 a 2(duas) unidades de bem casados para cada convidado.

 

Conservação:

o bem-casado contando a partir da data de fabricação deles, normalmente, pode ser mantido a temperatura ambiente (não quente e abafado) entre 3 - 7 dias no máximo, mas, com os dias mais quentes e se o ambiente estiver muito quente, tem que ter um maior cuidado na forma de conserva los, e assim reduz o tempo de conservação deles, ou para aumentar sua vida de prateleira pode ser mantido a temperatura de refrigeração (geladeira) entorno de 10 dias (no máximo). O prazo de validade deste doce é considerado enquanto se mantiverem as características originais de sabor, apresentação, textura, cor e principalmente ausência de desenvolvimento de contaminação microbiológica. Aspectos nutricionais: por conter farinha de trigo este doce possui glúten. Este doce não possui lactose, pois, não utilizam-se leite ou seus derivados (a depender do recheio).